segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cálculos Ensino Fundamental: Expressões algébricas

CálculosEnsino Fundamental: Expressões algébricas


O uso das Expressões algébricas
Elementos históricos
Expressões Numéricas
Expressões algébricas
Prioridade das operações
Exercícios
Monômios e polinômios
Identificando express. algébricas
Valor numérico expr.algébrica
A regra dos sinais (X e ÷)
Regras de potenciação
Eliminação de parênteses
Operações com expr. algébricas
Alguns Produtos notáveis


O uso das expressões algébricas
No cotidiano, muitas vezes usamos expressões sem perceber que as mesmas representam expressões algébricas ou numéricas.

Numa papelaria, quando calculamos o preço de um caderno somado ao preço de duas canetas, usamos expressões como 1x+2y, onde x representa o preço do caderno e y o preço de cada caneta.

Num colégio, ao comprar um lanche, somamos o preço de um refrigerante com o preço de um salgado, usando expressoes do tipo 1x+1y onde x representa o preço do salgado e y o preço do refrigerante.

Usamos a subtração para saber o valor do troco. Por exemplo, se V é o valor total de dinheiro disponível e T é o valor do troco, então temos uma expresão algébrica do tipo V-(1x+1y)=T.

As expressões algébricas são encontradas muitas vezes em fórmulas matemáticas. Por exemplo, no cálculo de áreas de retângulos, triângulos e outras figuras planas.

Expressão algébrica Objeto matemático Figura
A = b x h Área do retângulo
A = b x h / 2 Área do triângulo
P = 4 a Perímetro do quadrado

Elementos históricos
Na Antiguidade, as letras foram pouco usadas na representação de números e relações. De acordo com fontes históricas, os gregos Euclides e Aristóteles (322-384 a.C), usaram as letras para representar números. A partir do século XIII o matemático italiano Leonardo de Pisa (Fibonacci), que escreveu o livro sobre Liber Abaci (o livro do ábaco) sobre a arte de calcular, observamos alguns cálculos algébricos.

O grande uso de letras para resumir mais racionalmente o cálculo algébrico passou a ser estudado pelo matemático alemão Stifel (1486-1567), pelos matemáticos italianos Germano (1501-1576) e Bombelli (autor de Álgebra publicada em 1572), porém, foi com o matemático francês François Viéte (1540-1603), que introduziu o uso ordenado de letras nas analogias matemáticas, quando desenvolveu o estudo do cálculo algébrico.


Expressões Numéricas
São expressões matemáticas que envolvem operações com números. Por exemplo:

a = 7+5+4
b = 5+20-87
c = (6+8)-10
d = (5×4)+15

Expressões algébricas
São expressões matemáticas que apresentam letras e podem conter números. São também denominadas expressões literais. Por exemplo:

A = 2a+7b
B = (3c+4)-5
C = 23c+4
As letras nas expressões são chamadas variáveis o que significa que o valor de cada letra pode ser substituída por um valor numérico.


Prioridade das operações numa expressão algébrica
Nas operações em uma expressão algébrica, devemos obedecer a seguinte ordem:

Potenciação ou Radiciação

Multiplicação ou Divisão

Adição ou Subtração

Observações quanto à prioridade:

Antes de cada uma das três operações citadas, deve-se realizar a operação que estiver dentro dos parênteses, colchetes ou chaves.

A multiplicação pode ser indicada por × ou por um ponto · ou às vezes sem sinal, desde que fique clara a intenção da expressão.

Muitas vezes devemos utilizar parênteses quando substituímos variáveis por valores negativos.

Exemplos:

Consideremos P=2A+10 e tomemos A=5. Assim

P = 2.5+10 = 10+10 = 20
Aqui A é a variável da expressão, 5 é o valor numérico da variável e 20 é o valor numérico da expressão indicada por P. Observe que ao mudar o valor de A para 9, teremos:

A = 2.9 + 10 = 18 + 10 = 28
Se A=9, o valor numérico de P=2A+10 é igual a 28.

Seja X=4A+2+B-7 e tomemos A=5 e B=7. Assim:

X = 4.5+2+7-7 = 20+2-0 = 22
Se A=5 e B=7, o valor numérico de X=4A+2+B-7, muda para 22.

Seja Y=18-C+9+D+8C, onde C= -2 e D=1. Então:

Y = 18-(-2)+9+1+8(-2) = 18+2+9+1-16 = 30-16 = 14
Se C=-2 e D=1, o valor numérico de Y=18-C+9+D+8C, é 14.

Conclusão: O valor numérico de uma expressão algébrica é o valor obtido na expressão quando substituímos a variável por um valor numérico.


Exemplos:
Um triângulo eqüilátero possui os três lados com mesma medida. Calcular o perímetro de um triângulo equilátero cujo lado mede 5 cm, sabendo-se que o perímetro de um triangulo equilátero pode ser representado por uma expressão algébrica da forma: P=a+a+a=3a. Substituindo a=5cm nesta expressão, obtemos P=3×5cm=15cm.



Para obter a área do quadrado cujo lado mede 7cm, devemos usar a expressão algébrica para a área do quadrado de lado L que é A=L×L=L². Assim, se L=7cm, então A=7×7=49cm².

Observação: Mudando o valor do lado para L=8cm, o valor da área mudará para A=8×8=64cm².

Escreva expressões algébricas para representar o perímetro de cada uma das figuras abaixo:



Se a letra y representa um número natural, escreva a expressão algébrica que representa cada um dos seguintes fatos:

O dobro desse número.

O sucessor desse número.

O antecessor desse número (se existir).

Um terço do número somado com seu sucessor.

Como caso particular do exercício anterior, tome y=9 e calcule o valor numérico:

do dobro de y

do sucessor de y

do antecessor de y

da terça parte de y somado com o sucessor de y

Calcular a área do trapézio ilustrado na figura, sabendo-se que esta área pode ser calculada pela expressão algébrica A=(B+b)×h/2, onde B é a medida da base maior, b é a medida da base menor e h é a medida da altura.




Monômios e polinômios
São expressões matemáticas especiais envolvendo valores numéricos e literais, onde podem aparecer somente operações de adição, subtração ou multiplicação. Os principais tipos são apresentados na tabela:

Nome No.termos Exemplo
monômio um m(x,y) = 3 xy
binômio dois b(x,y) = 6 x²y - 7y
trinômio três f(x) = a x² + bx + c
polinômio vários p(x)=aoxn+a1xn-1+a2xn-2+...+an-1x+an

Identificação das expressões algébricas
Com muita frequência, as expressões algébricas aparecem na forma:

3x²y

onde se observa que ela depende das variáveis literais x e y, mas é importante identificá-las com nomes como:

p(x,y) = 3x²y

para deixar claro que esta é uma expressão algébrica que depende das variáveis x e y.

Esta forma de notação é muito útil e nos leva ao conceito de função de várias variáveis que é um dos conceitos mais importantes da Matemática.


Valor numérico de uma expressão algébrica identificada
É o valor obtido para a expressão, ao substituir as variáveis literais por valores numéricos.

Exemplo: Tomando p(x,y)=3x²y, então para x=7 e y=2 temos que:

p(7,2) = 3 × 7² × 2 = 294

Se alterarmos os valores de x e de y para x=-1 e y=5, teremos outro valor numérico:

p(-1,5) = 3 × (-1)² × 5 = 3 × 5 = 15

mas dependendo da mudança de x e de y, poderíamos ter o mesmo valor numérico que antes. Se x=-7 e y=2, teremos:

p(7,2) = 3 × (-7)² × 2 = 294


A regra dos sinais (multiplicação ou divisão)
(+1) x (+1) = +1 (+1) ÷ (+1) = +1
(+1) x (-1) = -1 (+1) ÷ (-1) = -1
(-1) x (+1) = -1 (-1) ÷ (+1) = -1
(-1) x (-1) = +1 (-1) ÷ (-1) = +1
Regras de potenciação
Para todos os números reais x e y diferentes de zero, e, m e n números inteiros, tem-se que:

Propriedades Alguns exemplos
xº=1 (x não nulo) 5º = 1
xm xn = xm+n 5².54 = 56
xm ym = (xy)m 5² 3² = 15²
xm ÷ xn = xm-n 520 ÷ 54 = 516
xm ÷ ym = (x/y)m 5² ÷ 3² = (5/3)²
(xm)n = xmn (53)² = 125² = 15625 = 56
xm÷n = (xm)1/n 53÷2 = (53)1/2 = 1251/2
x-m = 1 ÷ xm 5-3 = 1 ÷ 53 = 1/125
x-m/n = 1 ÷ (xm)1/n 5-3/2 = 1 ÷ (53)1/2= 1 ÷ (125)1/2

Eliminação de parênteses em Monômios
Para eliminar os parênteses em uma expressão algébrica, deve-se multiplicar o sinal que está fora (e antes) dos parênteses pelo sinal que está dentro (e antes) dos parênteses com o uso da regra dos sinais. Se o monômio não tem sinal, o sinal é o positivo. Se o monômio tem o sinal +, o sinal é o positivo.

Exemplos:

A = -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x
B = -(4x)+(+7x) = -4x+7x = 3x
C = +(4x)+(-7x) = 4x-7x = - 3x
D = +(4x)+(+7x) = 4x+7x = 11x
Operações com expressões algébricas de Monômios
Adição ou Subtração de Monômios

Para somar ou subtrair de monômios, devemos primeiramente eliminar os parênteses e depois realizar as operações.

Exemplos:

A = -(4x)+(-7x) = -4x-7x = -11x

B = -(4x)+(+7x) = -4x+7x = 3x

C = +(4x)+(-7x) = 4x-7x = -3x

D = +(4x)+(+7x) = 4x+7x = 11x

Multiplicação de Monômios

Para multiplicar monômios, deve-se primeiramente multiplicar os valores numéricos observando com muito cuidado a regra de multiplicação dos sinais, multiplicar as potências literais de mesma base e escrever a resposta de uma forma simplificada:

Exemplos:

A = -(4x²y).(-2xy) = +8x³y²

B = -(4x²y).(+2xy) = -8x³y²

C = +(4x²y).(-2xy) = -8x³y²

D = +(4x²y).(+2xy) = +8x³y²

Divisão de Monômios

Para dividir monômios, deve-se primeiramente dividir os valores numéricos observando com muito cuidado a regra de divisão dos sinais, dividir as potências literais de mesma base e escrever a resposta de uma forma simplificada:

Exemplos:

A = -(4x²y)÷(-2xy) = 2x

B = -(4x²y)÷(+2xy) = -2x

C = +(4x²y)÷(-2xy) = -2x

D = +(4x²y)÷(+2xy) = 2x

Potenciação de Monômios

Para realizar a potenciação de um monômio, deve-se primeiramente realizar a potenciação do valor numérico levando em consideração o sinal, tomar as potências literais e escrever a resposta de uma forma simplificada:

Exemplos:

A =(+4x²y)³= 4³ x²y x²y ²y = 256 x6 y³

B =(-4x²y)³ = -4³x²y x²y x²y = -256x6 y³


Alguns Produtos notáveis
No link Produtos Notáveis, existem outros trinta (30) produtos notáveis importantes.

Quadrado da soma de dois termos

Sabemos que x²=x.x, y²=y.y, mas não é verdade que

x² + y² = (x+y)²

a menos que um dos dois termos seja nulo. Este é um erro muito comum, mas o correto é:

(x+y)² = x² + 2xy + y²

Isto significa que o quadrado da soma de dois números sem sempre é igual à soma dos quadrados desses números.

Existe um algoritmo matemático que permite obter o quadrado da soma de x e y, e este algoritmo é semelhante àquele que permite obter o quadrado de um número com dois dígitos. Por exemplo, o número 13 pode ser decomposto em 10+3:

x+y
x+y
+xy+y²
x²+xy
x²+2xy+y²
Compare
as duas
operações 10+3
10-3
+10.3+3²
10²+10.3
10²+2.10.3+3²


Assim temos que o quadrado da soma de dois termos x e y, é a soma do quadrado do primeiro termo com o quadrado do segundo termo e com o dobro do produto do primeiro termo pelo segundo termo. Em resumo:

(x+y)² = x² + 2xy + y²

Exemplos:

(x+8)² = x²+2.x.8+8² = x²+16x+64
(3k+y)² = (3k)²+2.3k.y+y² = 9k²+6ky+y²
(1+x/5)² = 1+ 2x/5 +x²/25
Exercícios: Desenvolver as expressões:

(a+8)² =
(4y+2)² =
(9k/8 +3)² =
Pensando um pouco:

Se (x+7)²=x²+[ ]+49, qual é o termo que deve ser colocado no lugar de [ ]?

Se (5a+[ ])² = 25a²+30a+[ ], quais são os termos que devem ser colocados nos lugares de [ ]?

Se ([ ]+9)² = x²+[ ]+81, quais são os termos que devem ser colocados nos lugares de [ ]?

Se (4b+[ ])² = l6b²+36b+[ ], substitua os [ ] por algo coerente.

Se (c+8)²=c²+[ ]+[ ], substitua os [ ] por algo coerente.

Quadrado da diferença de dois termos

Como um caso particular da situação anterior, o quadrado da diferença de x e y é igual ao quadrado de x somado com o quadrado de y menos duas vezes xy. Resumindo:

(x-y)² = x² - 2xy + y²



Exemplos:

(x-4)² = x²-2.x.4+4² = x²-8x+16
(9-k)² = 9²-2.9.k+k² = 81-18k+k²
(2/y -x)² = (2/y)²-2.(2/y).x+x²
Exercícios: Complete o que falta.

(5x-9)² =[ ]
(k-6s)² =[ ]
(p-[ ])² = p²-10p+[ ]
Produto da soma pela diferença de dois termos

Vamos utilizar o mesmo algoritmo já usado para o produto da soma de dois termos.

x+y
x-y
-xy-y²
x²+xy
x² -y²
Compare
as duas
operações 10+3
10-3
-10.3-3²
10²+10.3
10² - 3²


Em geral, o produto da soma de x e y pela diferença entre x e y é igual ao quadrado de x menos o quadrado de y.

(x+y)(x-y) = x² - y²

Exemplos:

(x+2)(x-2) = x²-2x+2x-4 = x²-4
(g-8)(g+8) = g²-8g+8g-64 = g²-64
(k-20)(k+20) = k²-400
(9-z)(9+z) = 81-z²
Exercícios: Complete as expressões:

(6-m)(6+m) =
(b+6)(b-6) =
(6+b)(b-6) =
(6+b)(6-b) =
(100-u)(100+u) =
(u-100)(100+u) =

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Construída por Valdirene M.Santos e Ulysses Sodré. Atualizada em 24/mar/2005.

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3 comentários:

  1. Estudar...

    A aula é onde o estudo começa.
    Não te esqueças de registar tudo o que te for pedido e mais algum apontamento que consideres útil.
    Participa activamente, pois assim manténs-te atento, concentrado e aprendes a raciocinar.
    Esclarece as tuas dúvidas
    O TPC deve ser feito com cuidado e atenção. Não vão a correr procurar ajuda... Se não se habituarem a pensar com as vossas cabeças, como vão desenvolver o vosso raciocínio?
    Pouco tempo depois das aulas, revê a matéria trabalhada passa os apontamentos a limpo se for caso disso (ou regista o essencial no caderno de estudo; poderás, deste modo, relembrar os assuntos e, se encontrares dúvidas, esclarecê-las junto do(a) professor(a).
    Sabiam que uma alimentação saudável e equilibrada, deitar cedo e fazer exercício físico, contribuem para ter bons resultados nos estudos?

    Para se estudar matemática é preciso praticar:

    Repetir exercícios antigos e verificar se há dúvidas usando o caderno diário como referência.
    Fazer exercícios novos (por exemplo, aqueles que o professor não faz, do manual e do caderno de actividades - as propostas são tantas que seria impossível fazer tudo!) e verificar depois as soluções (só depois!).
    Em qualquer dos casos anteriores, devem ser sempre anotadas as dúvidas para poder pedir ajuda ao professor. Colocar dúvidas revela interesse e empenho em conseguir aprender, ultrapassando as dificuldades.
    Treinar todos os dias um bocadinho e resolver muitos problemas (não interessa só fazer contas simples... elas são boas apenas para treinar técnicas de cálculo que devem ser mecanizadas e ficar na memória, mas a Matemática não é isso! A Matemática é como a Língua Portuguesa: é importante conhecer o funcionamento da língua, mas o grande objectivo é comunicar bem oralmente e por escrito. Na Matemática, um dos grandes objectivos é aprender a colocar e a resolver problemas e a explicar os raciocínios, recorrendo a conhecimentos, métodos e técnicas próprios da disciplina.
    Uma sugestão: deves ter sempre dois cadernos, um para a aula e o outro para estudar - repetir exercícios, resolver problemas, fazer construções geométricas, desenhar... pensar... e, também, deves ter à mão materiais para construir modelos que te ajudem a compreender melhor os problemas que vais tendo de resolver...

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  2. Qual o melhor modo de estudar matematica?
    Bom eu tenho um concurso em 1 mês
    i eu tenho q saber a matematica elementar quase inteira,
    i eu tenho pouco tempo, como faço pra aprender melhor?

    eu tou só lendo as explicações mais não estou fazendo os exercicios,
    e necessario faze-los?



    Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

    Olha, matemática não se aprende sem fazer exercícios... não tem como.
    Você deve no minimo resolver pelo menos dois exercícios de cada matéria.
    Sabe, você precisa fixar o que está lendo de matemática através de resolução de atividade.
    Procure fazer isso e se dará bem neste concurso.
    Abraçossss e boa sorte!

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  3. gloglogloglogloglogloglogloglogloogloglogloglogloglogloglo eu odeio matematica

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